quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Tirei a Carteira de motorista japonesa com chip


Agora tenho um documento do futuro que meus dados ficam em um chip !

【Detalhes da introdução do CHIP na carteira de habilitação】

Conforme as investigações do passado, foi examinada a conversão da carteira de habilitação com CHIP de identificação devido a empréstimo de carro com carteira de habilitação falsificada, e uso da carteira de habilitação para atos de abuso entre outros.

Atualmente, tem gerado acontecimentos com a carteira de habilitação falsificada para depósito vigarista entre outros.

Com a carteira de habilitação com CHIP de identificação é possível detectar se a habilitação é verdadeira ou falsa, podendo assim prevenir crimes de uso com a carteira de habilitação falsificada.



■ O que é a carteira de habilitação com CHIP?

Dentro da carteira de habilitação está introduzido um CHIP de identificação com configuração de 8KB, contendo informações pessoais gravadas por eletromagnetismo no chip de identificação (IC), com o código RSA (sistema criptografado com chave pública) usará uma assinatura eletrônica e para ler o conteúdo do Chip de identificação (IC) será necessário digitar o código secreto.

Em caso de tirar a habilitação ou renová-la, é necessário que a própria pessoa solicitante determine o código secreto.



■ Mérito da introdução do Chip de identificação (IC) na carteira de habilitação

É imprescindível os procedimentos para assegurar a privacidade em caso de perda, roubo, para evitar que venha ser alterada ou falsificada.

E mesmo que a carteira de habilitação venha a ser alterada, os dados contidos nela e os dados contidos no interior do Chip de identificação (IC) estarão diferentes, e por estarem com medidas de segurança, não serão utilizadas para falsificação facilmente.



■ Diferença com a carteira de habilitação atual

A aparência e o tamanho são os mesmos, mas a espessura ficará um pouco mais grosso devido a introdução do Chip de identificação (IC) ( de 0.5mm para 0.76mm ).

E, o campo onde está descrito a nacionalidade na carteira de habilitação ficará em branco.

Dentro do Chip de identificação (IC),grava-se eletromagneticamente o nome, data de nascimento, nacionalidade, endereço, data de emissão da carteira de habilitação, final do período de validade, tipo de habilitação, número da carteira de habilitação e foto do rosto do motorista.



Carteira de habilitação com Chip de identificação (IC) ( MODELO )

A nacionalidade não está escrita



■ Com relação ao código secreto

Favor comparecer após decidirem os 2 grupos de 4 números para o código secreto.

É necessário o código secreto para ser possível a leitura dos dados contidos no Chip de identificação (IC), com os 2tipos de código secreto, os dados contidos se diferem ao ler respectivamente.

Ao errar consecutivamente 3 vezes, ficará bloqueado, não sendo possível fazer a leitura.

Se caso esquecer o código secreto ou não for possível fazer a leitura por estar bloqueado, compareça no balcão de habilitação da delegacia mais próxima, durante o horário de expediente.

Caso a senha não esteja ajustada,e se alguém que possua o aparelho de leitura de Chip de identificação estiver perto (aproximadamente 10cm), corre o risco das informações privativas contidas no interior do Chip de identificação (IC) serem lidas.





Não coloque o código secreto igual ao cartão bancário, cartão de crédito e outros, favor colocar outro código secreto.



■ Taxa

À partir de 04/01/2009, a taxa de emissão ficou ¥450 mais caro.

Com relação a taxa de cada procedimento, verifique cada procedimento na home page por favor.



FONTE: http://www.pref.aichi.jp/police/menkyo/99_icmenkyo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário